HAB completa 68 e Inaugura sua nova unidade em Barcarena

Celebração, gratidão e novidades. Essas são as palavras que definem a programação realizada pelo Hospital Adventista de Belém no sábado (29 de abril) e no domingo (1 de maio). No fim da tarde de sábado, aconteceu o culto de agradecimento pelos 68 anos de existência do Hospital Adventista de Belém (HAB) no Auditório Irineu Stabenow.

A programação contou com momentos de louvor, e uma abertura que lembrou os alicerces e a história do HAB, além de uma oportuna música cantada pelo Quarteto Heralds – “Aqui chegamos pela fé” – que representa a motivação da trajetória do HAB: a fé e a confiança em Deus.

Como as pessoas são as raízes do processo de crescimento do hospital, não poderia faltar o agradecimento a elas também, por isso, alguns colaboradores e ex-colaboradores foram homenageados, representando todos aqueles que, com seu trabalho e dedicação, fazem o HAB crescer e crescem junto com ele.

Um deles foi o seu José Luiz Pereira, que trabalhou por 38 anos no hospital adventista, começando na higienização e terminando como técnico no Centro Cirúrgico da instituição.

Mas, os 68 anos do HAB não foram o único motivo para celebração da noite. O segundo motivo foi a consagração do Centro Médico Adventista de Barcarena (CMAB), novo empreendimento da Rede Adventista de Saúde em parceria com a mineradora Hydro.

O Centro Adventista, que está em processo de adequação pelos próximos 10 meses, já iniciou suas atividades agora em maio, por isso, cerca de 30 funcionários da nova unidade estiveram presentes na programação e participaram da cerimônia de entrega dos crachás, onde receberam seus kits de admissão e conheceram os gestores de seus departamentos. 

Além dos funcionários do Cmab, estiveram presentes também as representantes das empresas parceiras Albrás/Alunorte e Hydro que falaram sobre a importância dessa colaboração para a cidade de Barcarena. Na sequência, os gestores do Centro Médico de Barcarena, Edgar Sobrinho e Jedivaldo Garcia, fizeram o descerramento da placa inaugural do Cmab.

A programação foi encerrada com uma linda cerimônia de batismo e os parabéns para o Hospital Belém.

CRONOGRAMA E EXPECTATIVAS

Para o diretor administrativo do HAB, Jackson Freire, o grande presente desse novo ano de existência do hospital, foi a expansão para mais um município paraense “O hospital completou 68 anos e Deus nos deu um presente que é uma nova unidade em Barcarena. Essa unidade representa muito para nós porque o hospital começou com a lancha Luzeiro, e começou atendendo os ribeirinhos, e nós entendemos que a cidade de Barcarena por ser uma cidade também ribeirinha nos faz estar, ao mesmo tempo que voltando as nossas origens, ampliando as nossas fronteiras. Então, temos muito agradecimento e louvor a Deus por esse privilégio” contou Freire.

O diretor revelou ainda que, inicialmente, a unidade de Barcarena começa como um centro médico e não como um hospital porque não haverá ainda uma unidade de internação, um centro cirúrgico e uma unidade de terapia intensiva. Os pacientes que derem entrada no pronto atendimento do CMAB e precisarem de atendimento de maior complexidade ou internação, serão encaminhados para o HAB.

O diretor médico do CMAB, Edgar Sobrinho, explicou o que deve funcionar na nova unidade “Inicialmente será implantado na cidade um pronto atendimento com um ambulatório e um parque diagnóstico, só que com uma estrutura de qualidade assistencial do Hospital Adventista de Belém. Então, vai ser feita essa assistencial inicial além de toda uma atenção primária para a população daquela região que envolve cerca de 800 mil pessoas.” contou Sobrinho.

Sobre o cronograma de implementação que será seguido, Edgar completou “No dia três de maio nós já iniciamos o Pronto Atendimento com atendimentos de média e baixa complexidade e, eventualmente, os casos mais graves devem ser encaminhados para a nossa sede em Belém.

Dez de maio inicia o atendimento ambulatorial, onde os pacientes serão atendidos sob agendamento prévio. Até o final de junho estaremos funcionando com Tomografia e outros exames de imagem na região, e a ideia também é de até o final de agosto nós já termos a Ressonância (Magnética) funcionando na cidade, ficando toda essa estrutura de ambulatório, pronto-socorro e todo o parque diagnóstico prontos até o final do ano” concluiu o diretor médico do Cmab.

Já o diretor administrativo do CMAB, Jedivaldo Garcia, falou sobre as expectativas para esse novo momento “As expectativas são muitas. Dentro da missão da igreja, é um privilégio fazer parte desse processo pioneiro e nós queremos, dentro do que aprendemos nesses anos todos, aplicar o que é a qualidade do Hospital Adventista na região.

É um privilégio que a igreja tenha nos colocado nesse processo e esperamos a cada dia trabalhar em prol dessa causa e em prol dessa missão. Não é só o HAB, tem muitas coisas por trás disso, e acreditamos que Deus na medida do seu tempo irá nos direcionar para que possamos ser instrumentos nas mãos dEle” enfatizou o diretor do Cmab.

CENTRO MÉDICO ADVENTISTA DE BARCARENA (CMAB)

No domingo, a programação se repetiu no Centro Médico Adventista de Barcarena, antigo Hospital São José, agora com todos os funcionários da unidade.

A funcionária Marcília Santos, 50, enfermeira, moradora da cidade de Barcarena e funcionária desde a gestão passada falou sobre as expectativas dos funcionários com as mudanças na unidade e a nova gestão “Como nós já estávamos na gestão anterior, as expectativas são as maiores possíveis, né?” sorriu a enfermeira. E continuou “Tudo o que foi dito na cerimônia com relação a estar começando com Deus, nos ampara e nos deixa um pouco mais tranquilos porque a gente sabe que com Deus a frente tudo tende a ser melhor.

Viemos de um serviço que também era muito bom e pretendemos melhorar a cada dia mais, sempre prontos para aprender porque sabemos que vai ser um desafio, mas, estamos tranquilos e com as melhores expectativas possíveis” completou a funcionária.

Já para a recém contratada do CMAB, Raylane Castro, 28, farmacêutica, o CMAB realizou o sonho dela de trabalhar na rede adventista de saúde “Quando eu me formei em 2019, meu sonho era trabalhar no HAB, mas, não haviam vagas no momento. Então, procurei vários empregos e encontrei em uma drogaria, mas, quando surgiu a oportunidade para o Cmab eu fiquei muito feliz, me inscrevi e comecei a orar a Deus e hoje estou aqui como funcionária.

Meu foco é formar uma equipe multidisciplinar, fazer a diferença e que nós possamos crescer todos juntos, porque agora somos uma família, e dar o nosso melhor em prol da saúde das pessoas” finalizou a farmacêutica. O Centro Médico Adventista de Barcarena será inaugurado completo em janeiro de 2022, mas, a missão de levar serviços de qualidade, saúde integral e esperança para a população barcarenense já começou.

Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Quadra 329 - Barcarena PA

(91) 3754-7500

atendimento@hab.org.br