Aos pés da cruz, restaurados

Semana de oração reforça a importância da espiritualidade no ambiente de trabalho e marca a apresentação dos novos diretores das unidades Belém e Barcarena da rede Adventist Health.

No início de mais uma semana desafiadora, a rotina deu lugar a um momento de silêncio e conexão espiritual. Nesta manhã, dia 7 de abril, a rede Adventist Health, unidades Belém e Barcarena, deram início à semana de oração “Aos pés da cruz, restaurados”, uma jornada espiritual promovida pela Capelania com foco no cuidado da alma. O encontro reuniu colaboradores de diferentes setores no auditório Irineu Stabenow, localizado no 5º andar do prédio garagem da unidade Belém.

As reflexões estão sendo conduzidas pelo pastor Carlos Gil, diretor espiritual da rede Adventist Health. Com base nas Escrituras, a proposta da semana é proporcionar momentos de reflexão e restauração — não apenas individual, mas coletiva. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a promoção da espiritualidade no ambiente de trabalho, oferecendo aos colaboradores uma oportunidade de pausa, escuta e renovação interior diante dos desafios do cotidiano.

Aos Pés da Cruz: Um Convite à Reconciliação com o Pai

Entre os textos bíblicos refletidos ao longo da semana, o pastor destacou Lucas 23:43, versículo em que Jesus, mesmo diante da dor da crucificação, oferece salvação a um dos ladrões ao seu lado: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. A partir dessa passagem, o capelão Carlos Gil, explicou, durante a abertura, que a restauração começa quando o ser humano reconhece sua condição de pecador. Mesmo diante das misérias humanas, afirmou, Deus continua amando cada pessoa como ela é. 

Carlos Gil reforçou ainda que a salvação é oferecida por graça, e basta buscá-la com sinceridade para que a reconciliação com Deus aconteça. Esse, segundo ele, é um processo que precisa ser vivido todos os dias, como expressão da fé e do relacionamento com o Pai.

Novo ciclo de liderança com propósito e espiritualidade

No mesmo momento em que se iniciava esse tempo de fortalecimento espiritual, um novo ciclo também se inaugurava na gestão do hospital. Os novos diretores foram oficialmente apresentados à equipe, trazendo não apenas suas credenciais e experiências, mas o compromisso com uma liderança baseada na fé, no acolhimento e no serviço.

Assumiram suas funções:
• Ilvo Coutinho, como diretor-geral;
• Alexandre Lopes, como diretor financeiro.

Durante sua apresentação, o diretor-geral destacou a responsabilidade e o privilégio de liderar uma instituição reconhecida por sua tradição e missão. “O Hospital Adventista de Belém é um dos principais hospitais do Norte e da Igreja Adventista na América do Sul. Assumir essa gestão é, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade e um privilégio. Contamos com um time muito capacitado e queremos seguir juntos, fazendo com que o hospital continue crescendo, ganhando notoriedade e sendo relevante para a igreja e para a sociedade”, afirmou.

Ilvo Coutinho também ressaltou que a espiritualidade é parte essencial da identidade institucional. “Buscar a Deus faz parte da nossa essência como hospital. Não é algo a mais, é parte da nossa missão. É dEle que vem a força, a energia e a sabedoria para todas as áreas da vida, inclusive a profissional.”

Liderança Alinhada à Essência da Missão Adventista

O diretor financeiro, Alexandre Lopes, reforçou o compromisso da administração com a continuidade do crescimento estratégico da instituição. “O Hospital Adventista de Belém é uma referência consolidada há muitos anos e tem liderado os aspectos assistenciais na região Norte do Brasil. Temos a responsabilidade de continuar avançando, ampliando, investindo e desenvolvendo para seguir oferecendo segurança e qualidade assistencial à população”, afirmou.

Ele também destacou que sua atuação à frente da Diretoria Financeira estará alinhada à missão institucional. “Chego para somar, mantendo uma visão de empreendedorismo, com investimentos sólidos e estratégicos, para que este hospital continue cumprindo seu papel de cuidar de pessoas, servir à sociedade e, acima de tudo, apresentar Jesus Cristo como Salvador de vidas”, concluiu.

A presença dos novos líderes durante a abertura da semana espiritual foi simbólica: um lembrete de que liderar também é servir. 

A programação segue ao longo da semana com mensagens diárias, momentos de louvor e orações intercessoras. E, mais do que uma atividade da agenda institucional, a semana “Aos pés da cruz, restaurados” ecoa o que já está no DNA da instituição: cuidar do outro, em todas as suas dimensões.

Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Quadra 329 - Barcarena PA

(91) 3754-7500 e 3084-7533

atendimento@hab.org.br